Pontos Turísticos em Paraty

■ Pontos Turísticos em Paraty

# 1 Centro Histórico
O Centro Histórico de Paraty, onde é proibido o tráfego de carros, protegendo seus casarões do Século XVIII, hoje ocupados por restaurantes, pousadas, atelier e até boates. Ainda artistas de rua e índios Guaranis, vendem e expõem seus artesanatos na ruas e praças.

# 2 Igreja Nossa Senhora das Dores
Construída em 1800, a Capela das Dores, nasceu da iniciativa das senhoras da sociedade na época. Passou por reforma em 1901, quando foi fundada a Irmandade de Nossa Senhora das Dores, constituída só por mulheres. No Império, era frequentada pela aristocracia. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1962, a igreja passou por restauração em 2009.

# 3 Forte Defensor Perpétuo
Localizado no Morro do Forte, em uma elevação à margem esquerda de rio Perequê-Açu. Construído durante as últimas décadas do século XVII e início do século XVIII, o forte é o único remanescente das sete fortificações que defendiam a cidade, voltados para o mar.

# 4 Cais de Paraty
Local onde escunas e traineiras ficam ancoradas e onde os turistas encontram por passeios e mergulho pelas ilhas e praias de Paraty. No chamado “Ciclo do Ouro”, Paraty por sua posição geográfica exercia a função de porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias no período colonial brasileiro.

# 5 Estrada Real
Foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para ligar o litoral fluminense à região produtora de ouro no interior de Minas Gerais. Na época, no século XVII, o percurso levava 60 dias para ser feito pelos tropeiros a cavalo ou mulas.

# 6 Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
A construção original, que deu origem ao núcleo urbano de Paraty, é de 1712. Com uma obra que se estendeu de 1787 a 1873, a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, cujas torres ficaram inacabadas, é o principal centro de atividades religiosas da cidade. Entre elas, a tradicional Festa do Divino.

About 43796419

Check Also

Praia do Secreto

A Praia do Secreto, na verdade não é uma praia. Trata-se de uma piscina natural …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *