Ponta do Pai Vitório

O local era rota de tráfico de escravos e, durante uma tragédia com uma embarcação que os trazia da África, um jovem foi o único sobrevivente. Posteriormente conhecido como pai Vitório, o jovem se transformou em um pregador cristão. Ele era super carismático e respeitado na região. Conta-se, inclusive, que foi responsável por vários milagres.

Sempre que via um navio chegando, Pai Vitório subia até o alto do morro e iluminava o mar para que o desembarque dos escravos fosse feito com segurança. Dessa forma, as embarcações não corriam o risco de encalhar ou, até mesmo, naufragar. Além do pai Vitório evitar diversos naufrágios com sua atitude, ele também tinha o dom de curar pessoas doentes com suas rezas. O nome do morro surgiu, assim, em homenagem a esse escravo curandeiro.

Uma outra versão da história conta que Pai Vitório era o nome de uma embarcação portuguesa clandestina que afundou próximo ao morro.

Além de toda beleza, a Ponta do Pai Vitório é uma importante formação geológica, que inclusive explica e fundamenta a origem da península de Búzios.

O fato é que o “terreno raro”, é de características ímpares na costa brasileira, possuindo sua correlação geológica somente do outro lado do Atlântico, na África. Mais precisamente parte da atual cidade de Lobito no município da província de Benguela, nas costas de Angola.

About 43796419

Check Also

Praia do Secreto

A Praia do Secreto, na verdade não é uma praia. Trata-se de uma piscina natural …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *