Turvo

Cercada por densas e extensas florestas de Araucária, com rica cultura dos povos indígenas, quilombolas, tropeiros e imigrantes europeus, a cidade de Turvo é o lugar ideal para quem deseja relaxar e aproveitar tudo de melhor que a natureza oferece. Seu nome origina-se das águas escuras que cortam a cidade: o Rio Turvo.

Situada na região Centro Sul do Paraná, a população estimada é de 13.340 habitantes, de acordo com o IBGE, com mais de 60% dos moradores residindo na zona rural. Tal fato contribui para que a economia do município seja pautada na agricultura, com plantações de milho e soja, além da pecuária de corte e leiteira. Nesse sentido, destaca-se ainda a extração de erva-mate, indústria madeireira e o turismo.

O município tem como limítrofes as cidades de Cândido de Abreu, Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste e Campina do Simão. Turvo é ainda berço do exuberante Salto São Francisco, maior queda d’água da região sul do Brasil, compartilhado com os municípios de Guarapuava e Prudentópolis.

Se o turista procura por uma festa animada com muita descontração e cultura, a Olimpíada Rural não pode faltar no roteiro de viagens. Realizada anualmente no mês de setembro o evento ganha a cada edição fama e prestígio no Paraná.

Na ocasião, os produtores rurais do município participam de diversas atividades como pega porco no barro, corrida de carrinho de mão, debulha de milho, pega frango, corrida do saco e corte do tronco. Além de se divertirem assistindo as provas, o visitante pode ainda conhecer a produção local e comprar produtos na Expo Turvo, evento que acontece paralelamente a olimpíada.

Seja nos museus e igrejas da cidade, ou na adrenalina ao desbravar as maravilhas naturais do campo, Turvo com certeza proporcionará ao turista muita emoção e belos cliques.

  • MUSEUS
    O Museu Adolfo Eurich, Museu Casa Gabriel e Luiza Pilati, e o Acervo Bettega reúnem em seus patrimônios documentos, fotos, artigos e objetos que remetem aos imigrantes desbravadores da região. Uma viagem no tempo regada à história e cultura.
  • PASSEIOS NATURAIS
    Cachoeiras, cavernas, sítios arqueológicos. Para o turista admirador da natureza a cidade oferece várias opções de passeio, inclusive apreciá-la pela sabedoria da cultura indígena.
  • PESQUE-PAGUES
    Se o turista quiser relaxar testando as habilidades no molinete, a cidade conta ainda com três pesque-pagues. É possível levar os peixes fisgados para casa, ou, se preferir, os locais oferecem também a possibilidade de preparar refeições e porções com os pescados.
  • ATIVIDADES RADICAIS
    Para os aventureiros de plantão, as águas e matas de Turvo são ambientes propícios à prática de várias atividades radicais como rapel, boia cross, aquatrekking e paratrike. Emoção e adrenalina para registrar as paisagens em ângulos nada convencionais.
  • A CULTURA PELA CENTROS DE FÉ
    Unindo história e religiosidade, as mais de 55 igrejas e capelas de Turvo são um convite para a reflexão espiritual. Vale a pena visitar esses locais que remetem a fé dos pioneiros, em igrejas que superam 70 anos de existência.
  • PRESTIGIE AS FESTIVIDADES CULTURAIS E RELIGIOSAS
    Rodeio Crioulo, Encontro 4×4 Off Road, Cavalgada dos Tropeiros, Festa de aniversário do município, Festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida e Festa da divina misericórdia. Esses são alguns eventos realizados na cidade que atraem anualmente moradores e visitantes de diversas partes do país. Encontros que ressaltam a cultura e a fé com muita alegria, atividades e animação.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Caminhada Internacional na Natureza
Anualmente, no mês de agosto, cerca de 1000 pessoas se reúnem para se exercitar e contemplar a beleza da fauna, flora e cachoeiras. O turista que aprecia uma boa trilha em áreas verdes vai se encantar com essa atividade.

# 2 Caminho da Terra Sem Males – Yvy Maraê’y
Ir ao Caminho da Terra Sem Males é conhecer a história do Brasil pela ótica indígena. Imerso na aldeia, o turista terá contato com a cultura dos índios Guarani nas apresentações, exposições e visitas arqueológicas. Uma experiência marcante com muita emoção nas atividades junto da tribo.

# 3 Caminho do Quilombo
O Paraná é uma terra de muitos povos e nesse passeio o turista conhecerá a participação da comunidade quilombola Campina dos Morenos na construção da história do estado. E como conhecimento nunca é demais, vale a pena se aventurar nessa magia cultural.

# 4 Sítio Arqueológico Marrecas
Existentes na região há 10 mil anos, os artefatos históricos de paleoaldeias podem ser observados pelos turistas nesse passeio. Uma verdadeira viagem no tempo pela cultura ancestral e sabedoria nativa.

# 5 Rota da Rocha Talhada
Que tal caminhar sobre as águas? Isso mesmo, nesse passeio pode-se praticar o aquatrekking, atividade que consiste em aproveitar o fluxo de água baixo para caminhar dentro do rio, além de poder utilizar outras técnicas de aventura como o rapel. Na cidade de Turvo, o passeio se dá pelo Arroio das Furnas, onde o turista poderá conhecer quatro cachoeiras, apreciar a fauna e flora além de observar as cavernas e suas curiosas formações geológicas.

# 6 Rota da Pedra Furada
Para quem gosta de aventura, na Rota da Pedra Furada é possível realizar o Boia Cross pelas corredeiras do Rio Cachoeira. Uma pitada de adrenalina para apreciar a paisagem.

# 7 Cachoeira Águas da Laje
O turista pode apreciar os 30 metros da cachoeira em uma descida de rapel. Vale a pena explorar os paredões e ver a paisagem por outro ângulo.

# 8 Cachoeira da Onça Preta
A deslumbrante cachoeira é formada pelas águas do Arroio das Furnas. Se observá-la não for o bastante, o turista pode se aventurar no rapel invertido, caracterizado pela descida sem que os membros inferiores tenham contato com as superfícies sólidas (paredões, pedras, etc.). Não se esqueça de apreciar também a ótima vista da Caverna da Pedra Lascada.

# 9 Caminho dos Pinheirais
Nesse belíssimo trajeto é possível contemplar a rica fauna e flora, além da mata nativa com os pinheiros, árvore símbolo da cidade. O local conta ainda com 15 cachoeiras, que podem ser apreciadas pelos turistas a partir de duas trilhas. Dez delas estão no percurso mais longo, de 21 km, exclusivo para a prática do ciclismo. O visitante que optar pela caminhada irá se aventurar na trilha de 19 km, passando por todas as cachoeiras. Seja a pé ou de bike, o passeio é uma ótima oportunidade para apreciar os encantos naturais e cuidar da saúde. E não precisa ficar só observando, é possível também refrescar-se nas quedas d’água.

# 10 Salto São Francisco
Vista de baixo, a maior queda d’água da região sul do Brasil já é linda, mas contemplá-la do alto é ainda melhor. Em Turvo o turista pode contratar o passeio de paratrike (combinação do parapente com um veículo motorizado) e sobrevoar o Salto São Francisco. Uma forma segura de contemplar a paisagem deixando o turista, literalmente, nas nuvens.

# 11 Caminho da Erva-Mate
Aqui é possível conhecer o caminho que a erva-mate percorre antes de chegar às cuias do país. A bordo da carroça, aproveite essa oportunidade superdivertida de contemplação ecológica.

# 12 Caminho dos Tropeiros
Nesse passeio o turista terá contato com muita cultura e tradição, cavalgando pelos campos rurais e conhecendo o caminho feito pelos desbravadores da região. Viva a experiência e liberdade da montaria.

# 13 Trilha das Imbuias
Pelo trajeto dessa trilha, o turista irá conhecer o Cemitério das Imbuias, a Área de Preservação Ambiental Bernardo Hakvoort, além de três exuberantes cachoeiras. Remetendo aos imigrantes, é possível visitar também a casa típica holandesa e saborear as delícias dessa culinária.

# 14 Trilha do Vale Secreto
Escondida no meio da cidade, a trilha dá acesso aos resquícios da antiga usina de energia e a serraria, fundamentais no processo de desenvolvimento do município. Um local onde natureza e história se misturam.

# 15 Trilha da Copa Alta
Mata de araucária e pinheiros centenários abrilhantam essa paisagem. O turista se sentirá ainda mais imerso na natureza atravessando o lajeado, visitando as Árvores Gigantes e refrescando-se em um delicioso banho de rio. Os aventureiros podem ainda fazer rapel na cachoeira.

# 16 Trilha das Águas Correntes
Em contato direto com a fazenda, nesse passeio o turista poderá saborear a culinária regional, caminhar à beira das águas e encantar-se com as atividades da vida rural.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Distante a pouco mais de 200 km da capital, é possível chegar facilmente de carro ou ônibus até a cidade, visto que Turvo se encontra no entroncamento entre a BR-277 (no trecho que liga Curitiba a Foz do Iguaçu) e a BR-466 (trecho de Londrina a Guarapuava).

De Ônibus:
nd

De Avião:
Desde 9 de janeiro de 2019, o Aeroporto Municipal Luiz Dalcalle Filho recebe voos comerciais.

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …