Home / Cidades do Brasil / Terra Roxa

Terra Roxa

Situada no Oeste paranaense, o município tem uma população estimada, segundo o IBGE, de 17.439 habitantes e faz fronteira com as cidades de Altônia, Francisco Alves, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Guaíra e Palotina.

Embora a economia da cidade seja pautada na agricultura, Terra Roxa se destaca também no ramo têxtil, sendo reconhecida como o Polo Nacional do Vestuário Infantil. Cerca de 50 empresas atuam nesse segmento, produzindo aproximadamente 500 mil peças por mês.

Tais produtos são destaque na tradicional Feira Moda Bebê, que acontece anualmente nos meses de junho e novembro. Com número de visitantes crescente a cada edição, o evento ganhou fama e relevância para a área, fato que deu a cidade o título de Capital Nacional da Moda Bebê.

Seja visitando os templos religiosos, as belezas naturais ou os eventos da cidade, Terra Roxa com certeza proporcionará ao turista momentos de descontração e descanso. Um destino que não pode faltar no roteiro de viagens.

Terra Roxa que, apesar do nome, o solo da cidade não tem a coloração roxa e sim vermelha? Para entender essa divergência é preciso voltar ao período de colonização, nas grandes lavouras de café dos imigrantes europeus. Na língua italiana “terra vermelha” se escreve “terra rossa” e tal pronúncia foi entendida pelos brasileiros como roxa. Assim, o local foi batizado como Terra Roxa.

  • TURISMO DE COMPRAS
    Nos meses de junho e novembro acontece na cidade a tradicional Feira Moda Bebê, evento que atrai visitantes de diversas regiões do país. Para as futuras mamães, é a oportunidade ideal de complementar o enxoval com preços acessíveis.
  • TURISMO RELIGIOSO
    Os templos da cidade são locais propícios para refletir e buscar refúgio espiritual. Visitá-los é também se familiarizar com a cultura local.
  • ALIMENTO FRESCO E DE QUALIDADE
    O hábito de cuidar da alimentação é reforçado na cidade com a Feira do Pequeno Produtor Rural, realizada todas as quartas e sábados. Nela é possível adquirir frutas, verduras, legumes, além de pães, bolos, tortas e outros produtos caseiros. Vale a pena visitar e buscar o complemento saudável ideal, seja para o almoço, jantar ou aquele cafezinho.
  • AVENTURA SOBRE RODAS
    Diante da correria diária, o contato com a natureza é uma ótima forma de relaxar e aliviar o stress. Em Terra Roxa, anualmente acontece o evento de cicloturismo, onde os participantes conhecem as belezas naturais da cidade, atravessando trilhas e rios sobre duas rodas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Igreja Santa Rita de Cássia
Localizada no distrito de Santa Rita d’Oeste, a construção se destaca pelas paredes revestidas com cacos de vidro. Um ambiente acolhedor para reflexão.

# 2 Santuário da Fé Espírita Reino Baluaê
Consagrada pelo Cebrás (Conselho Mediúnico do Brasil) como o Primeiro Templo de Umbanda no Roteiro Turístico Religioso Sustentável do Estado do Paraná, o local recebe mensalmente cerca de 4 mil visitantes. Os trabalhos de curas mediúnicas são realizados nas terças e sextas, aos sábados as atividades buscam o desenvolvimento de médiuns. Dispondo de completa infraestrutura, o turista pode se encantar com a espiritualidade do local diariamente. Aproveite para comprar uma lembrança na loja de artigos religiosos e visitar a Gruta de Lázaro.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
É possível chegar a Terra Roxa pelo município de Palotina (PR-364) ou Guaíra (PR-496). Localizada a 632 km da capital, a ligação entre Terra Roxa e Curitiba se dá pela BR-277.

De Ônibus:
nd

De Avião: 
nd

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …