Amajari

Amajari é um município do norte do estado de Roraima e com uma população de 11.560 habitantes. Seus limites são a Venezuela a oeste e norte, Pacaraima a leste, Boa Vista a sudeste e Alto Alegre a sul. O município de Amajari possui uma região que tem 8 Terras Indígenas, totalizando 19 comunidades indígenas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Estação Ecológica de Maracá
A Estação Ecológica, que tem pouco mais de 100 mil hectares e fica entre os municípios do Amajari e Alto Alegre, no norte de Roraima. A Esec de Maracá abriga um arquipélago com mais de duzentas ilhas, entre elas, a ilha Maracá, a terceira maior ilha fluvial do Brasil. A maioria dos arquipélagos fluviais é formada pela deposição irregular de material de fundo que viaja rio abaixo em dunas subaquáticas. Maracá é uma exceção à regra.

A unidade está inserida no bioma amazônico, em área de transição floresta-lavrado (savana). O relevo varia de 200 m a 400 m de altitude. Possui ecossistemas de floresta tropical úmida, floresta estacional semidecidual e três categorias de lavrado (savana). Conta ainda com buritizais, vegetação sobre afloramentos rochosos e vegetação aquática em lagos sazonais.

A área protegida contribui para a conservação de 22 espécies ameaçadas de extinção, além de abrigar 125 novas espécies descritas pela ciência. A unidade possui atualmente uma lista de 1.124 espécies de plantas estudadas, entre vasculares e avasculares.

# 2 Serra do Tepequém
A serra do Tepequém é um acidente geográfico localizado no município brasileiro de Amajari, estado de Roraima. Apresenta atrativos como o platô da serra do Tepequém, que chega a 1.022m de altitude.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira do Paiva
Possui várias quedas, bem como piscinas naturais. Acesso mediano, tem que descer uma escadaria de aproximadamente 280 degraus , após esse obstáculo a cachoeira já é visível em dois níveis. Não existe linha de ônibus e nem van que faça o trajeto até a Serra do Tepequem. A entrada na cachoeira do Paiva é gratuita, tem uma escada de madeira que dá acesso à cascata.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso a ela dá-se parte pela BR-174, parte pela rodovia estadual RR-203, totalizando 158 km da capital Boa Vista.

De Ônibus:
nd

De Barco:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO

About 43796419

Check Also

São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira está a 853 km de Manaus. Privilegiada pela exuberante natureza em …